Para pais e filhos (jogos direcionados para os mais jovens), aos domingos, das 10h00 às 12h00. 

Objetivos: Aprender a fazer jogos de tabuleiro modernos. Praticar, conhecer as bases, imaginar e colocar em prática.
A razão: Além de serem um fator de grande diversão, os jogos de tabuleiro podem ser uma ótima ferramenta de aprendizagem. Os mais novos treinam capacidades valiosas, como esperar a vez e ter fairplay, praticam a escuta, acompanham instruções e respondem adequadamente. Muitos jogos de tabuleiro educativos exigem categorização, identificação de cores e informações, repetição de frases, habilidades de contagem ou habilidades de descrição; as crianças também trabalham no controle fino-motor ao manipular e mover as peças do tabuleiro.
Nestas sessões vamos praticar: jogar e construir, com materiais reciclados aos quais poderemos dar um novo uso. Será também uma excelente forma de partilha entre pais e filhos. Cada família constrói o seu jogo, sob a orientação do formador. Leia, a seguir, o Programa.


PROGRAMA:
1 – Apresentação, história e diferentes tipos de jogos;
Aprendizagem e Prática de alguns clássicos
2 – Construção: "Apanha e Entrega" – um jogo em que os jogadores são agricultores, apanham frutas e legumes, e entregam-nas em lojas, ganhando pontos por isso – exercícios vão treinar a imaginação, a escrita, o desenho, o cálculo numérico e a visão espacial.
3 – Construção: "Preencher a Grelha" – um puzzle, no qual os jogadores tentarão preencher a sua grelha com peças de 1, 2 e 3 quadrados. Estes exercícios vão treinar a imaginação, a visão espacial, o planeamento, o cálculo matemático, a organização e a tomada de decisões.
4 – Construção: "Dados e Coleção" – este jogo junta duas mecânicas muito usadas nos jogos de tabuleiro – através do dado, ganham cartas com o objetivo de fazerem diversas coleções de cartas. Estes exercícios vão treinar a imaginação, o planeamento, a capacidade de escolha e a tomada de decisão.
5 – Construção: "Colocação de Trabalhadores" – neste jogo vamos aprender a colocar os nossos representantes em vários lugares, de forma a obterem bónus específicos que depois lhes permitirão evoluir ao longo do jogo. Desafios que vão treinar a imaginação, o planeamento e o cálculo matemático.
Nota: Todos os jogos serão construídos com material reciclado. Nesse sentido, todos os participantes são convidados a levar consigo cartões usados, caixas para reciclar, revistas para recortar, bonecos ou peças de lego que possam ser usados para o jogo. Trabalhar com estes materiais exigirá também tesouras, cola ou fita-cola, canetas ou lápis, e marcadores coloridos. Contribuição: 20 euros por família (máximo 3 elementos).
Informações e Inscrição (envie nomes, idades e contactos): Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 936271390