Eventos

Duas sessões, dias 10 e 17 de abril, 19h00, entrada livre
Como ter mais dinheiro sem ser pelo lado das receitas pessoais (aumento salarial)? Como fazer aparecer mais dinheiro apenas com o que já se tem? Através de uma poupança muito inteligente e aproveitando várias medidas que existem e estão ao nosso alcance.
O workshop de Literacia Financeira serve precisamente para isso: Dar a conhecer as várias estratégias e possíveis soluções, à mão, para podermos aumentar a nossa qualidade de vida e estabilidade financeira mensal. Mesmo para as pessoas que andem no limite da sua capacidade e autonomia financeira.
Quer saber como reduzir gastos desnecessários? Estratégias práticas para cortar ou reduzir custos no dia a dia, sem comprometer necessidades básicas? Como gerir e evitar o endividamento? Como lidar com dívidas e evitar armadilhas financeiras, como o recurso a créditos excessivos e juros elevados? Como estabelecer metas de curto e longo prazo para uma vida financeira mais equilibrada? Conheça medidas muito concretas sobre onde pode obter poupança no curto e médio prazo, sem contar com o lado das receitas (aumentos salariais).
Este workshop tem, assim, como objetivo, capacitar qualquer pessoa a poupar dinheiro, através de uma melhor gestão das despesas e gastos nas suas finanças pessoais, proporcionando conhecimentos práticos e acessíveis. Ou seja, pretende-se dotar os participantes de ferramentas práticas e acessíveis, ajudando-os a melhorar a sua gestão financeira e a conquistar maior segurança e autonomia na sua vida económica.
- Detalhes

Palestra inserida no programa das comemorações do 15.º aniversário da Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas (ARF).
Dia 27 de março, das 19h às 21 horas. Entrada livre, sujeita a inscrição prévia (*).
O atual ambiente onde vivemos nas sociedades ditas modernas, pode ser desafiador e muitas vezes gerar altos níveis de stresse, afetando a nossa saúde física e mental. Afinal, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o stresse como a "epidemia de saúde do século XXI". Quando somos expostos a fontes de stresse de forma prolongada, este pode evoluir para a Síndrome de Burnout, caracterizada por exaustão emocional extrema, despersonalização e baixa realização pessoal. Das principais fontes de stresse, o laboral e o social são dos mais influentes no presente. Há profissões mais «stressantes» do que outras. Porquê?
Questões socioeconómicas ou ser cuidador/a informal pode ser tão demolidor como exercer uma profissão desgastante. Para lidar com essas situações é essencial perceber, primeiro, conceitos, o que é o bem-estar psicológico, os tipos de stresse, como funciona o processo de stresse, qual o nosso papel para os níveis no mesmo, que estratégias eficazes (Coping) existem ao nosso alcance para nos ajudar.
Aprender a compreender o stresse é fundamental para gerir o nosso bem-estar. Junte-se a nós e adquira ferramentas para gerir melhor a sua saúde e bem-estar no seu dia a dia!
- Detalhes
Ler mais: Stresse Laboral, Síndrome de Burnout e estratégias de Coping

5 eventos (1 por mês, de novembro a março) ao domingo, às 10h30.
A aula de YogaDança para Chakras é uma combinação de movimentos livres que combinam a consciência do yoga com a liberdade da dança, de forma que cada aluno possa descobrir a sua forma de movimento autêntico, que não obedece a nenhum padrão do que é certo ou errado. Cada professor(a) aplica a sua metodologia, portanto, as aulas não são exatamente iguais. A maioria dos participantes são mulheres, mas os homens (se inscreverem) também são bem-vindos.
Nesta série de aulas de YogaDança, o foco será o trabalho com a energia dos chakras. A primeira sessão, "Raízes do Sagrado", é dedicada aos chakras Muladhara (primeiro chakra, raiz) e Svadhisthana (segundo chakra, sacral), que representam as energias de estabilidade, segurança e criatividade. As atividades incluirão meditação guiada, canto de mantras, movimentos de yoga e da dança com música especialmente selecionada para esta sessão, com ênfase na ativação desses chakras.
Valor da participação: 10€ por pessoa com inscrição prévia e confirmação da participação até 15/11; se pagar no dia do evento: 15€.
Inscrições por email:
- Detalhes

O Clube de Comunicação em Público #almadacommunicationleaders realiza sessões à terça-feira, pelas 19h30, sobre Comunicação em Público. As sessões são demonstrações, ao vivo, do Conceito Toastmasters, as suas Metodologias e desconstruir um pouco o "medo de Falar em Público", seja em que idade for, para os demais interessados no tema Comunicação em Público.
Queres treinar as tuas Competências de Comunicador/a em Público e de Liderança, num Clube que te pode ajudar a superar receios, ansiedade e até fazê-lo de uma forma divertida e leve? Sim, é possível! O primeiro passo é desafiares-te e visitar-nos nas sessões do #acltmclub. E terás um momento divertido, bem-passado, conhecendo #whereleadersaremade com a aplicação da metodologia dos #Toastmasters.
✔ Receção de convidados, visitantes e membros, a partir das 19h15 (não será permitido entrar depois das 20h).
Local da sessão: Rua Capitão Leitão, n.º 103 - 1.º, 2800-137, Almada
Organização: ACL - Almada Communication Leaders Toastmasters Club. Apoio: Universidade Popular Almada / ARF
- Detalhes

Por inteligência emocional entende-se o conjunto de mecanismos mentais necessários à resolução de problemas e à gestão de comportamentos, isto é, a habilidade que o indivíduo tem para identificar, utilizar, compreender e regular as emoções em si próprio e nos outros. Ou seja, é o conjunto de competências relacionadas a lidar com emoções. Mais especificamente, como (e o quanto) se percebe, processa, compreende e tem habilidade de as gerir.
De entre as competências que a IE compreende, estão, por exemplo, as habilidades emocionais que utilizamos no dia-a-dia para resolver problemas e alcançar resultados com outras pessoas. De certa forma, são competências que criamos a partir da nossa experiência, não somente profissional, ao lidar com o mundo à nossa volta. A IE, resumidamente, é “a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros” (Peter Salovey e John Mayer, psicólogos), segundo os quais há quatro domínios básicos:
• Perceção das emoções: a precisão com que uma pessoa identifica as emoções.
• Raciocínio por meio das emoções: empregar as informações emocionais para facilitar o raciocínio.
• Entendimento das emoções: captar variações emocionais nem sempre evidentes e compreender a fundo as emoções (mais sofisticado do que o “identificar” do primeiro domínio).
• Controlo das emoções: aptidão para lidar com os próprios sentimentos.
A Academia Ramiro de Freitas disponibiliza um programa que aborda o auxilio na gestão de emoções quer na escola, na universidade e no emprego, com o objetivo de promover, individualmente:
- Detalhes
Ler mais: Inteligência Emocional - Desenvolvimento de Competências

Sendo a cultura um ato de partilha e o cinema uma arte, será objetivo do nosso cineclube realizar sessões que se constituam em tertúlia, para, além de se ver bom cinema, se discuta sobre, não só os filmes exibidos, mas, também, a obra cinematográfica em geral, de modo a promover a cultura cinematográfica e, por este meio, elevar o conhecimento de todos os participantes nestas ações.
No âmbito do Departamento de Cinema da ARF vão realizar-se ações de formação de cinema, abrangendo a imagem, o som e a luz, por exemplo, ações essas que se podem completar com a edição e produção, de curtas metragens, documentários, animação ou simples experimentação.
- Detalhes

CORSA FORTES, MÁGICO E CONTADOR DE HISTÓRIAS DO MUNDO, CRIOU UM ESPETÁCULO PARA CRIANÇAS
A pensar, prioritariamente, nas escolas e nas bibliotecas escolares, Corsa Fortes desenvolveu um espetáculo que toca a Magia das Palavras e a Magia dos Gestos. Um puro intento de levar contos do mundo a espaços privilegiados de aprendizagem, sem esquecer de incluir um pouco de entretenimento das Artes Mágicas.
- Detalhes

As tertúlias literárias e de poesia realizam-se em datas pré-marcadas, com entrada livre e sujeita a inscrição prévia.
E se partilhássemos os nossos livros, lendo excertos, comentando, dando sugestões?... Livremente!
Escolhe um livro, um jornal, o que quiseres…, e seleciona um excerto para o leres e o partilharmos entre nós.
Vamos ler, comentar, cavaquear... e conviver.
- Detalhes
- Detalhes

- Detalhes