Questão 1: O que são universidades populares?


As universidades populares são uma oferta diferenciada de aprendizagem e educação, um projeto para o desenvolvimento pessoal e social, cultural e de sistemas valores, um compromisso coletivo com a educação, a formação e a cultura, dirigido a todos e de todas as idades, o que constitui o seu aspeto diferenciador em relação a outras organizações similares, como as universidades séniores e da 3ª idade.
A sua origem remonta ao final do século XIX, nos países mais industrializados da Europa, casos da França, Alemanha e Inglaterra, para dar uma resposta, não elitista, a todos os que tinham sido impedidos de estudarem nos sistemas educacionais, por razões sociais e económicas.
A universidade popular é um projeto de desenvolvimento cultural, cujo objetivo é promover a aprendizagem em várias áreas o saber e das artes, a formação e a cultura para melhorar a qualidade de vida das pessoas e da comunidade. Assume o princípio da educação ao longo da vida como um elemento essencial e necessário que faz parte da qualidade de vida.
A universidade popular é uma escola de cidadania concebida como um espaço:
• ABERTO para criar, aprender, ouvir e falar, onde cada cidadão encontra um possível caminho para seu desenvolvimento pessoal e social.
• PLURAL, no qual todas as ideias e tendências se encaixam, com base no respeito pela diferença de pensamentos e crenças.
• SOLIDÁRIO, onde se compartilha e colabora, recusando o exclusivo e o elitismo.
(texto baseado no Manual de Capacitação da AUPEX - Associação das Universidades Populares da Estremadura, Espanha)

Questão 2: Quais são os objetivos fundamentais de uma universidade popular?

A universidade popular tem como objetivo prioritário facilitar o acesso de todas as pessoas à educação, formação e bens culturais, bem como promover, através da participação, o desenvolvimento cultural da comunidade e a qualidade de vida das pessoas.
Os objetivos da universidade popular. que convergem das diferentes áreas de ação, são:
• Sensibilizar, motivar e facilitar o acesso a todos os cidadãos que desejam bens e serviços educacionais, de formação e culturais.
• Promover o desenvolvimento pessoal e coletivo dos participantes, favorecendo o desenvolvimento de capacidades básicas, a aquisição e atualização de conhecimentos e expressão criativa, a convivência social.
• Promover o desenvolvimento integral das pessoas, incorporando uma série de temas transversais (perspetiva de género, educação para a paz, saúde, meio ambiente) nos processos de formação e consciencialização, que têm um impacto significativo no desenvolvimento das pessoas e das comunidades.
• Fomentar a participação social, cultural, política e económica para a estruturação social.
• Desenvolver processos de formação para o emprego que facilitem a incorporação no mercado de trabalho, bem como a adaptação a novas transformações tecnológicas, produtivas e organizacionais.
Como denominador comum. podemos apontar o seguinte:
• Pensar globalmente e agir localmente.
• Educar para a participação ativa na sociedade.
• Incentivar o processo de formação integral ao longo da vida.
• Integrar grupos sociais desfavorecidos.
(texto baseado no Manual de Capacitação da AUPEX - Associação das Universidades Populares da Estremadura, Espanha)
Nota: Sobre os objetivos da Universidade Popular Almada ler texto em Missão.

Questão 3: Como se faz para se inscrever na UP?

Para frequentar as aulas dos cursos da Universidade Popular Almada (UP) tem de se inscrever, através do preenchimento da ficha (link em baixo, onde diz Ficha de Inscrição) e o pagamento simbólico de 5 euros. Com esta inscrição, única e para sempre, pode frequentar qualquer curso da UP, e, para o efeito, pagar as respetivas mensalidades ou prestações. Não são exigidos documentos de identificação nem certificados de habilitações.
É isento de inscrição na UP a participação em atividades pontuais de entrada livre, como tertúlias e debates, ou ações de formação certificada e workshops, exceto casos que justifiquem a existência de vínculo à UP.

Ficha de Inscrição na UP (clique em baixo)

Ficha de Inscrição 

Questão 4: São emitidos certificados de frequência?

No final das ações que o aluno tiver frequentado na UP, será emitido um certificado de frequência a quem o solicitar, com o custo de cinco euros.