banner universalidade

Fundamentos e Objetivos

A Universidade Popular Almada (UP) é um projeto da Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas para fomentar a educação ao longo da vida, de modo a contribuir para o desenvolvimento pessoal através de atividades nas áreas social, educativa e cultural, elevando os níveis de literacia, do conhecimento e da melhoria da qualidade de vida e dos cidadãos, através da participação cívica e na educação para a cidadania e para a saúde.

Nesse sentido, a Universidade Popular Almada tem como objetivo promover a educação cultural, nas diversas áreas do conhecimento, mediante a realização de cursos, seminários e outras sessões de estudo e de trabalho, podendo dedicar-se a quaisquer outras atividades relacionadas com a prossecução dos seus objetivos.

O desenvolvimento dos níveis do conhecimento e da cultura dos cidadãos alcançam-se através do exercício de uma cidadania ativa e participativa - a cultura não se dá, pratica-se.

Defendemos a facilitação do acesso a toda a população para além dos círculos culturais, sociais e educacionais existentes (muitos dos quais, embora não pretendendo ser elitistas, são pouco inclusivas), e de outras formas de consumo de cultura.

A nossa opção é o modelo de universidade popular, aberta a toda a população, independentemente da sua idade e estatuto social, que tenha interesse na sua promoção cultural e social, através da aquisição de novos conhecimentos e aprendizagens.

Aos participantes não é exigida a apresentação de qualquer tipo de habilitações. A frequência das aulas tem valores simbólicos, e as palestras e conferências são gratuitas. No final das ações, será emitido um diploma de frequência.

Conteúdos e Organização

Cursos e eventos:

n Ciclos de estudos – História, Línguas e Literatura, Artes.

n Direitos – Constitucional, Administrativo, Trabalho, Consumo e outros.

n Terapias alternativas.

n Oficinas temáticas – Artes Decorativas, Pintura, Fotografia, Informática, outras.

n Fórum “Pensar A Vida” - debates, conferências e palestras.

n Multiculturalidade (histórias de vida, hábitos, religiões, gastronomia dos povos).

n Estudos Temáticos: Diásporas, comunidades imigrantes (Angolana, Cabo-Verdiana e outras comunidades locais).

Num futuro próximo pretendemos desenvolver outras Atividades, tais como, Rádio e TV online; Coral de Música Tradicional; Danças Europeias.

Coordenação Pedagógica: António Amaral (Diretor da UP, jornalista), Ana Massas (sindicalista), Dina Dourado (professora), Fernando Fitas (jornalista e poeta), Manuela Caeiro (professora) e Paulo Nunes (fotógrafo).

Conselho de Educação Popular: Alexandre Castanheira (membro emérito), Alexandre Honrado (professor universitário e escritor), José Morgado (psicólogo e professor universitário), Luís Vicente (biólogo e professor universitário), Marina Antunes (professora universitária), Modesto Navarro (escritor), Vitor Barata (operário).

Conselho de Administração (organização e gestão): Direção da ARF e sócios.

Apoios e parcerias:

União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas;

Associação das Coletividades do Concelho de Almada (ACCA);

ACAA- Associação da Comunidade Angolana em Almada;

Assoc. Apoio Comunidade dos Países Língua Oficial Portuguesa (AAGA);

Gabinete de Apoio à Inclusão Social dos Cabo-verdianos (GAIS - CV);

ALCM - Associação de Língua e Cultura Mirandesa;

UCAPA – União Concelhia das Associações de Pais de Almada.